A segunda edição da ação “Cidadania no Liberdade 2.0” aconteceu nesse sábado (10/5), recebendo ao longo do dia mais de 300 pessoas da comunidade da região Vargem das Flores. Promovida pela Prefeitura de Contagem e organizado pelo Cras Icaivera, a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços públicos, com foco especial nos atendidos pela política de assistência social. Diversos atendimentos e orientações foram ofertados por instituições parceiras, promovendo cidadania, inclusão e qualidade de vida.
Durante a ação, os participantes tiveram a oportunidade de usufruir de serviços essenciais, como atendimentos da Defensoria Pública de Minas Gerais, ações de saúde bucal e pesagem do Bolsa Família, serviços de Cadastro Único, oficinas de grafite promovidas pela Estação Juventude e atividades de lazer para a comunidade. O evento também contou com momentos de cuidado e bem-estar, como o "Momento de Beleza", oferecido pela instituição Divina Providência.
Satisfeito com o retorno positivo da população, o assistente social e coordenador do Cras Icaivera, Fernando Mateus, alega que a ação não só proporciona que o morador tenha acesso aos serviços essenciais e necessários, mas, também, tem a possibilidade de dispor de seus direitos e deveres básicos. “A iniciativa da Prefeitura fomenta o sentimento de pertencimento aos moradores do território e garantir acesso a serviços e programas, bem como fortalecer o trabalho em rede socioassistencial e intersetorial”, disse.
Diversos serviços sociais foram oferecidos durante o evento no bairro Liberdade
Foto: Ronnie Von / PMC
“Os eventos comunitários são fundamentais para a população de territórios vulneráveis, como o do Liberdade, pois oferecem acesso simultâneo a diversos serviços, como o Cras, Creas e Defensoria, e promovem cidadania e lazer. Esses eventos garantem que os moradores possam acessar seus direitos e políticas públicas garantidas pela Constituição, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na comunidade”, completou Fernando.
A agente comunitária de saúde, Márcia Maria de Medeiros, 47, esteve no local para organizar e ajudar na ação. "Esse é um momento para a comunidade reunir, conversar, descontrair e usar os serviços ofertados, ou seja, é benéfico para todas as idades. Vejo as pessoas contentes aqui hoje, porque elas ficam felizes em saber que a Prefeitura está olhando para elas, para beneficiar com vários serviços em um único dia. Isso facilita a vida de muita gente”, afirmou.
Moradora há quatro anos no bairro, Roseli de Fátima Oliveira, 54, esteve com seu marido Maurício Sérgio, 39, para resolver algumas pendências, como tomar a vacina da gripe, renovar o CadUnico e conversar com a Defensoria Pública. "Para as pessoas que não têm condições de pagar serviços como esses ou até mesmo, não têm tempo, é muito bom esses eventos, principalmente aos sábados. Vejo meus vizinhos saindo daqui satisfeitos por resolver tantas questões em um único dia”.